<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, maio 31, 2006

Timor-Leste 

Timor-Leste tem sido, durante todo este tempo de independência, mal governado. O país tem sido gerido por alguns irresponsáveis, pessoas a quem o poder subiu à cabeça, retirando-lhes o discernimento. O(s) ar(es) emproado(s) que agora se vê(em), estava(m) outrora escondido(s). A pressa em dar a independência a um território, não olhou para as consequências, quanto às capacidades, às competências, às responsabilidades que esse acto encerravam em si mesmo. Timor-Leste não tinha quadros, não tinha elite, como hoje não tem, sendo essa uma forte razão de desentendimentos e contestações. Ninguém admite superioridade hierárquica a outrem. Algo tarde, é certo, mas Ramos-Horta já percebeu isso. Xanana é que ainda não.

Quando esta crise actual se resolver, Timor-Leste enfrentará, com a chegada das eleições presidenciais e legislativas - agendadas para 2007 -, um fervilhante periodo de tensão política interna. Ramos-Horta sugeriu que, por essa ocasião, fosse a ONU a organizar os actos eleitorais, numa atitude com algo mais do que bom-senso. Contudo, Mari Alkatiri e a FRETILIN, na sua mais ardilosa intolerância, opuseram-se de imediato. E, esse é um dos grandes motivos pelo qual Timor-Leste não avança, há sempre areia na engrenagem. Com o clima actual que se vive em Timor-Leste - sem um motivo concreto -, imagine-se, numas eleições organizadas pelo Governo, qual não será o clima de suspeição aquando do apuramento de resultados...

terça-feira, maio 30, 2006

One-man show 

Ramos-Horta deverá acumular a pasta da Defesa, além do Interior e dos Negócios Estrangeiros. Quando escasseia a magnificência e o pundonor...

Civilizar 

Timor-Leste encontra-se em estado de sítio. Supostamente, havia por lá um Governo, numa tentativa civilizacional. Ouve-se falar em Mari Alkatiri, ouve-se falar em Xanana Gusmão, mas porque será que ainda ninguém ouviu falar do paradeiro de dois desertores: o ministro da Administração Interna, Rogério Lobato, e o ministro da Defesa, Roque Rodrigues?

Prosseguir descida de impostos? 

CDS-PP defende descida de impostos para aumentar competitividade.
“Logo que se conheçam resultados ao nível da evolução da redução da despesa pública, creio que é altamente desejável prosseguir com uma política de redução dos impostos, que abranja o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS) e Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC)", afirmou Pires de Lima.
A mim, o que mais me causa admiração nesta notícia é o emprego da palavra "prosseguir". Mas, já começou e ninguém avisou?

segunda-feira, maio 29, 2006

Parolice extrema ou indigência mental? 

Origem: Blasfémias.
«Quando, numa semana, se gastam rios de tinta e horas de emissão televisiva e radiofónica com a (re)contratação de um atleta em fase terminal por uma instituição decrépita e decadente, isso diz muito da realidade virtual que nos pretendem impingir.

Quando se exalta com enorme grandiloquência o "contrato por paixão" e se lança subliminarmente a mensagem que uma "estrela cadente", nos 10 ou 15 minutos que fará em cada jogo, garantirá o retorno a glórias fúteis de um passado remoto, está-se perante o sebastianismo mais pacóvio.

Quando se abrem telejornais com a concretização da tão ansiada (re)assinatura e se dá tamanho destaque às emoções patéticas de algumas dezenas de tiffosis ululantes e lacrimejantes num estádio vazio, tal denota na perfeição a nossa pequenez e indigência intelectual.

No fundo, retrata a impotência de um país minúsculo e decadente, em eterno reviver de um passado supostamente grandioso e que interpreta à letra os feitos de outrora, tão bem metaforizados por Camões.»

Sub-21 sem qualidade 

É a primeira vez - e última - que aqui escrevo sobre a participação da selecção nacional de Sub-21, neste Europeu em solo luso - que continua a decorrer para outros países. Eram favas contadas. Jogávamos em casa, tinhamos bons jogadores, não tinhamos perdido nenhum jogo na fase de qualificação, havia excesso de euforia... Tudo isto são coisas que, para qualquer selecção, é positivo, mas não para Portugal. As nossas selecções não gostam de facilidades a-priori. Isso era mudar, completamente, as mentalidades. Acho que fizeram muito bem em não querer demonstrar que era tudo facilidades. Meias-finais? Isso era o que vocês pensavam, nós vamos dificultar isso - terão pensado.
Observando alguns minutos, de qualquer dos três jogos, era visivel que não existia fio de jogo nem interligação de sectores. Foi bem afastada, sim senhor! Pode ser que se acalmem os excessos de euforias futebolística e as bandeiras nem saiam das gavetas para o Mundial dos AA's. A minha fica lá.

quinta-feira, maio 25, 2006

Rangel, o atrapalhado 

A PT negou as avenças a jornalistas e, afinal, parece que a agência que informou Rangel o informou mal... Tal como o livro de Carrilho, Rangel parece basear as suas afirmações em não-verdades ou em certezas duvidosas.
Mais valia ficar calado, demonstrava mais inteligência, sôtor.

segunda-feira, maio 22, 2006

A moção W 

Só hoje li este manifesto levado ao Congresso do PSD. Realmente, este é dos raros que dá gosto ler.

Dúvidas de supermercado 

Antigamente, o fiambre era, exclusivamente, originário do porco. Agora, há-o de perú e de frango, também. Quer o frango, quer o perú têm duas pernas. O porco tem quatro pernas. Ora, sabendo nós que estes dados são verdadeiros, então, de onde vem o fiambre da perna extra?

quarta-feira, maio 17, 2006

Vaca da Cow Parade "fugiu" de Lisboa 

Vaca desapareceu em Lisboa. E logo à porta do Campo Pequeno, ontem, que foi dia de inauguração... Deve ter fugido com algum boi. É menos uma, digo eu...

terça-feira, maio 16, 2006

Energia Nuclear 

Vacas de duas cabeças, cães com cinco pernas, esquerdistas arrependidos...
Chernobyl foi uma completa desgraça!

segunda-feira, maio 15, 2006

Dobradinha! - [Prato sem espinhas!] 


sexta-feira, maio 12, 2006

A antítese da lucidez 

O dia de ontem foi mau demais. Além de Carrilho ter apresentado um livro de conteúdo ridículo, depois foi à RTP falar com Judite de Sousa Seara. Mas o que é que uma pessoa tão inócua, tão desinteressante, vai fazer a um programa de entrevista? - indaguei eu. Percebi-o depois. Uma tentativa frustrada de se auto-promover. Quer-me parecer que lhe saiu o tiro pela culatra e que, a teoria da conspiração contra a sua pessoa e a mania de perseguição poderão ser resolvidas num qualquer psiquiatra da nossa praça. Agora o que talvez não tenha cura é a cegueira política, o não perceber que perdeu as eleições porque é mau, o colocar culpas em terceiros que nunca estiveram "nem aí" para ele. Faz lembrar a bruxa que pergunta ao espelho qual é a mais bela e que parte o espelho de cada vez que a resposta não é a que quer ouvir. Este "síndrome de bruxa-má" dá-lhe a antítese da lucidez e coloca-o no imaginário da fábula. Carrilho é péssimo, só ainda não percebeu que precisa de puxar o autoclismo.

quarta-feira, maio 10, 2006

De olho na OPA 

Soube agora que, as isenções fiscais das OPA’s irão ser discutidas, brevemente, no Parlamento. Isn't that great?

terça-feira, maio 09, 2006

Injustiças! 

A vergonha paira em todo o lado no mundo futebolístico. No Sp.Covilhã-Desp.Chaves o resultado encontrava-se 5-5(!) aos 85 minutos de jogo. O árbitro, algarvio (esta FPF é de rir, mandou para este jogo um árbitro algarvio quando o rival do Covilhã, na luta pela não-descida de divisão, era o Portimonense), anulou, aos 86 minutos, um golo ao Covilhã que todos - comunicação social inclusive - dizem ter sido limpo e que fazia o 6-5. Resultado, os covilhanenses desceram de divisão e o Portimonense manteve-se na Liga de Honra. O árbitro, esse, ficou impune. Modificou o rumo de um clube e de quem nele trabalha e é sócio. Uma Liga de Honra é financeiramente superior a uma 2ªB. Logicamente! Mas esse árbitro, que nunca mais deveria apitar um jogo, ficou impoluto e, seguramente, continuará a apitar no ano que vem. Onde está a Justiça?

Ou Mateus, ou "Matateus"... 

Ao que parece, o Belenenses pode não descer de divisão. Do Gil Vicente, Mateus, brasileiro, profissional com contrato de amador, pode ser o salvador dos azuis do Restelo.

Alguma vez tinha de ser... 

Depois de mais de dois anos a bloggar, eis que perdi, pela primeira vez, um texto enorme - onde opinava acerca do Congresso do CDS/PP... Motivo: falha de rede. Ribeiro e Castro deve ter uma cunha qualquer na NetCabo...

sábado, maio 06, 2006

O cansaço tem destas coisas... 


Prejuízos... 

«Soares dá prejuízo aos socialistas»
Onde é que está a novidade desta notícia?
Se do título retirassem o termo "socialistas" e colocassem "portugueses", a coisa também teria veracidade. É que, aquela sua "Fundação"...

quarta-feira, maio 03, 2006

Rib. Castro: o antes e o após marcação de Congresso 

Pouco se via. Pouco se movia. Pouco se ouvia. Agora, está mudado e antagonicamente activo.

E, porque mais logo isto vai acontecer... 

Mais logo - mas já no dia seguinte -, quando os ponteiros do relógio indicarem 01:02:03 dar-se-á um acontecimento único de sucessão numerológica. Isto porque, serão 01 hora, 02 minutos, 03 segundos, do dia 04, do mês 05, do ano 06, ou seja, 01:02:03 do dia 04.05.06.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?