<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, novembro 04, 2004

Não à Turquia na UE 

Estive presente num debate, na Assembleia da República, sobre a problemática que acarreta a entrada da Turquia na União Europeia (UE).
Desde já assumo que, a posição que tinha à entrada, acerca desta matéria, ficou mais vincada ainda. Sou terminantemente contra a entrada da Turquia na UE!
Parafraseando Giscard d'Estaine, há fronteiras culturais que se impõem mais do que qualquer fronteira geográfica e, no caso turco, esse é claramente um forte motivo para o 'não' à sua entrada.
Por outro lado, a Turquia ocupa apenas 3% de território Europeu. Porquê entrar?...
Todavia, mais motivos há que interrogam sobre esta pretensão...
- A entrada da Turquia colocaria a União Europeia a fazer fronteira física com o Iraque.
- Os Curdos passariam a fazer parte integrante da UE.
- O islamismo não tem nada a ver com a restante cultura europeia.
- O terceiro mundismo turco, na parte asiática - 97% do país -, passa a querer benefícios e dinheiros da UE.
- No debate, Severiano Teixeira questionou 'o porquê de Malta estar na UE'. Malta é, e sempre foi, parte integrante do mapa europeu. A Turquia não.
- Com a entrada da Turquia abre-se um grave precedente. Se a Tunísia, Marrocos, ou outro qualquer país do norte africano, quiserem entrar na UE não há bases plausíveis para a recusa. Estar noutro continente? A Turquia também está...
Por tudo isto, e muito mais que se tornaria fastidioso aqui explicar, acho completamente desfasado da realidade europeia, a aceitação da Turquia na UE!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?