<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, abril 21, 2004

A Evolução da Revolução 

Eu que já tanto li e ouvi dizer acerca dos cartazes que surgiram com a inscrição "Abril é Evolução", ainda não me pronunciei aqui sobre esse assunto.
Em primeiro, a razão de ainda não o ter feito, foi por achar que estes são cartazes que demonstram um Portugal que saiu do "buraco", está no século XXI e, por isso, Evoluiu.
Há uns anos atrás, dizer-se que Abril era Revolução, tinha sentido. A revolução proporcionara liberdade e, Abril, era visto como o significado prático de se poder ir para a rua cheirar o cravo do vizinho, em manifestações pacíficas de presença, mas de ódios escondidos e, por vezes, apenas revelados em olhares mais agrestes ou em ecoações de cânticos feridos.
Actualmente, 30 anos passados sobre a Revolução de 1974, a lembrança de revolução mantem-se - ninguém poderá nunca mudar a história, nem a intenção será essa - mas a palavra Evolução, permite demonstrar o espirito mais aberto que o povo deverá possuir. Todos os jovens com menos de 30 anos de idade, conhecem a revolução pelo estudo ou pelo que ouviram dela dizer. Agora, há que aproveitar a palavra Evolução para seguir em frente, Evoluindo pelo que nos foi proporcionado por essa revolução. Se sempre nos mantivermos com a ideia de revolução, iremos estar sempre enfiados no "buraco" do passado pesaroso, um passado de revolta, um passado de sina. A palavra revolução parece que surge como o carregar de uma cruz. O povo português tem este péssimo hábito de martirização mental, do coitadinho, do pobrezinho, do desgraçado e, querem, com a palavra Revolução, manter esse epiteto estragado pelo prazo de validade que já vai em 30 anos. A palavra Evolução é sinónimo de que o futuro só pode ser risonho. Há que, não esquecendo, pôr de lado o 'R' e Evoluir em direcção ascendente. O 'erre' é, simplesmente, um fantasma que assombra os espíritos mais mediocres sempre que se tenta EVOLUIR!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?